Close Menu

Busque por Palavra Chave

A Arte do Ser | Lá nas bandas onde eu nasci!

Por: Xenna Gheno
20/02/2019 11:20
Fernando Fiorentin

Luto internamente para continuar com um olhar de amor e beleza para a terra onde eu nasci. Certamente um lugar para fortalecer a paz, pois sem ela fica difícil respirar entre tanto descaso e falta de ética em todas as partes. O que percebo na minha vida adulta, na cidade que completa 65 anos, é que para muitos a humildade não é importante, a arrogância é aplaudida, a bajulação aos poderosos valem mais que a honestidade com seus princípios morais.

A onda de descasos com a cidade e as pessoas são ciclos que se repetem por anos, vemos os mesmos problemas acontecer e uma forma engessada de se pensar economia e progresso que não permite o novo vir, e os poderosos gananciosamente desfilam seu poder mandando e desmandando o que lhes convém, enquanto todos os demais ficam assistindo um show de horrores, imponentes contra o retrocesso.

E as poucas iniciativas boas que acontecem, em sua maioria, tem uma relação de interesses nojentos e politiqueiros que acabam por tirar a essência das mesmas, e as que não entram nesse jogo de interesses sujos acabam por serem difamadas dentro do tom político brasileiro que assombra a mente do senso comum.

Mas tento continuar com o olhar da beleza e, nesse, vejo e sinto uma admiração por tantos seres desta linda e rica cidade que transcendem ao lodo. E esses seres são grandes e justos empresários, são maravilhosos professores, médicos prestativos, garçons gentis, mecânicos honestos, atletas, artistas, produtores rurais que, apesar de tantos desafios e repressões, continuam dia após dia acordar cedo e lutar por seus sonhos, pela sua família, e para trazer o bem maior para sua comunidade, entre tantos outros trabalhadores honestos que empurram Xaxim para frente. Voluntários para causa animal e meio ambiente, voluntários também para trazer desenvolvimento humano para essa cidade e assim cuidando do que mais tem valor, que são as pessoas.

O que faz essa cidade ser grande são as pessoas que aqui estão e quero agradecer todas as pessoas que lutam contra os atalhos corruptos e constroem caminhos éticos e justos. Pessoas admiráveis e assim também quero, humildemente, neste parágrafo, agradecer uma dessas pessoas (que está de partida) que fazem a diferença de forma positiva para essa cidade. Dr. Diego Barbiero, juntamente com o colega, também brilhante, Simão, fizeram uma dupla nunca antes vista nessa cidade, sendo exemplo de humildade, eficiência, organização e sensibilidade para as transformações positivas que aqui acontecem.

Por fim quero entregar para todo xaxinense um forte abraço de esperança, que junto a eles tem pessoas que lutam dia após dia contra a injustiça que às vezes parecem nos desmotivar. Que essa celebração de aniversário traga uma linda harmonia para que os caminhos do progresso se tornem claros e que todo xaxinense sinta orgulho de fazer parte desta transformação. Todos somos irmãos e, apesar das nossas limitações, estamos lutando pela felicidade, pois não se é feliz sozinho, para que então compreendermos que não existimos sem o próximo, e assim construiremos uma linda comunidade, unida, justa e feliz.

Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro